Desenvolvimento de um jogo para treinamento em habilidades de gestão da saúde aplicado ao contexto de um Hospital

Autores: Danilo Fontenele Wimmer; Ruan dos Santos Barreto

Objetivo: Desenvolver um jogo de treinamento para alunos e profissionais da área da saúde para o aprendizado na gestão de processos de um Hospital Dia, passando por diversos elementos que compõem sua cadeia de operação, desde a necessidade de uma equipe médica, até a importância da sala cirúrgica.

Método: A construção do jogo se baseou na metodologia Design Thinking, em que aplica o conceito do diamante duplo, em que suas fases são: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar. Além disso, foi usado o Business Game Canvas, que auxiliou a criação do tipo de jogo, as regras, tabulações, objetivos e critérios qualificadores do Hospital Dia.

Resultado: O resultado do trabalho foi um jogo de tabuleiro que se mostrou eficaz para treinar estudantes e profissionais da área da saúde em conceitos importantes na gestão de um hospital dia. O jogo foi capaz de reproduzir as relações de dependência entre os elementos do modelo de negócio de hospitais dia. Espera-se que este instrumento possa ser útil para o desenvolvimento de habilidades de gestão dos profissionais da área da saúde.

Palavras-chave: Hospital Dia. Gestão Hospitalar. Design Thinking. Business Game Canvas. Jogo de Treinamento.