Busca pela promoção da qualidade em nutrição hospitalar: aplicação do MIASP da Divisão de Nutrição do Hospital Universitário Pedro Ernesto

Autores: Rodrigo Godoy de Lima; André de Melo Silva Paulo

Objetivo: O presente trabalho de graduação consiste na identificação e análise deproblemas na Divisão de Nutrição (DINUTRI) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) com o objetivo de propor melhorias para a gestão.

Método: Revisão sistemática de literatura para o embasamento teórico da aplicação do Método de Identificação, Análise e Solução de Problemas (MIASP). A partir daí foi possível modelar os processos, fazer análises quantitativas e qualitativas, estruturar a árvore de realidade atual (ARA) e elaborar um plano de ação. Dentre os problemas identificados, escolheu-se atuar sobre a causa-raiz de falta de rastreabilidade das informações, sendo esta responsável direta ou indiretamente por aproximadamente 50% dos principais problemas encontrados.

Resultados: Para isso, foram projetados novos controles e melhorias aos já existentes para a construção de um painel de indicadores que apoiem a tomada de decisão da alta gestão.

Palavras-chave: MIASP, Processos de Nutrição Hospitalar, Melhoria de Processo, Gestão por indicadores, Sistema de medição de desempenho.