Elaboração de casos de discussão em gestão da saúde

Autores: Ana Clara Simões, Fábio Orlean & Isabela Alexandre

Objetivo: Esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de casos de discussão em gestão da saúde para treinamento de alunos de graduação, pós graduação e profissionais da área de gestão da saúde.

Método: Na revisão da literatura estudaram-se assuntos relacionados à gestão da saúde e o Método do Caso, que é o método pelo qual se aplicam os casos de discussão em salas de aula. Como instrumento para o desenvolvimento deste projeto usou-se o Design Thinking, através do modelo Duplo Diamante que possui quatro fases: descobrir, definir, desenvolver e implementar. Ao logo do trabalho foram desenvolvidos dois casos de discussão, um sobre Agendamento e outro sobre Gestão de Leitos. Os mesmos foram aplicados a alunos universitários onde diversas proposições e investigação foram realizadas com o intuito de propor soluções ao caso, dando oportunidade também a vislumbrar possíveis melhorias ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Conclui se apresentando os resultados obtidos na aplicação do caso de discussão junto aos estudantes a fim de trazer um legado ao aprendizado e ao hospital.

Palavras-chave: Gestão Hospitalar. Caso de Discussão. Design Thinking. Duplo Diamante. Agendamento. Gestão de Leitos.