Programação matemática para planejamento tático: a decisão de alocação de salas do centro cirúrgico de um hospital de ensino

XXIV SIMPEP 2017 SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Autores: Ana Carolina Pereira de Vasconcelos Silva, Daniel Bouzon Nagem Assad, Thaís Spiegel, Silvio Hamacher, Leonidas Cardoso

Resumo: O centro cirúrgico de um hospital é a unidade hospitalar responsável por garantir o atendimento de pacientes cirúrgicos e enfrenta desafios relacionados, em geral, à longas listas de espera dos pacientes e utilização ineficiente de recursos. Por ter relação direta com outros departamentos e forte impacto na qualidade dos serviços de saúde e por representar uma das principais fontes de custos, a eficiência em sua gestão uma peça central para a sustentabilidade financeira do hospital. Nesse sentido, o presente artigo tem como objeto o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da universidade do estado do rio de janeiro (UERJ), e pretende primeiramente descrever como atualmente funciona o centro cirúrgico, sua programação e as áreas subjacentes à ele e posteriormente propor um modelo de otimização que consiga dividir os slots de tempo das salas de cirurgia ativas do centro cirúrgico no intuito de prover a melhor disponibilidade possível para cada serviço.

Palavras-chaves: programação matemática. capacidade. centro cirúrgico.