Engenharia de processo de negócio e lean healthcare aplicados a uma policlínica municipal

Autores: Luana Carolina Farias Ramos, Ana Carolina Pereira de Vasconcelos Silva, Thaís Spiegel, Daniel de Carvalho dos Santos 

Luana Carolina Farias Ramos, Ana Carolina Pereira de Vasconcelos Silva, Thaís Spiegel, Daniel de Carvalho dos Santos (2020). Engenharia de processo de negócio e lean healthcare aplicados a uma policlínica municipal.  Revista de Administração em Saúde, 20(78).

Resumo

O presente trabalho reforça às contribuições da engenharia de produção para as organizações de saúde, a partir da aplicação de dois pilares conceituais, quais sejam: engenharia de processo de negócio e lean healthcare.

Objetivos: Explicitar os processos dos serviços oferecidos por uma policlínica municipal, analisar estes processos a partir dos métodos e ferramentas da engenharia de processos e os princípios de produção enxuta (lean), e propor melhorias que possibilitem a prestação de serviços com maior eficiência e eficácia. 

Método: O presente estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, utilizando como estrutura conceitual os conhecimentos da engenharia de processos de negócios e o lean healthcare para construção das etapas da pesquisa. Desenvolvimento: Primeiramente, tem-se a caracterização de uma unidade de saúde pertencente ao nível secundário do Sistema Único de Saúde – SUS. Para explicitação dos processos da unidade foi utilizado a modelagem de processos a partir da notação ARIS/EPC, foram construídos a cadeia de valor agregado – VAC e a cadeia de processos orientados por eventos EPC. Na sequência, foi realizada a análise sistemática dos processos para identificação de efeitos indesejáveis (EI), utilizando como princípios norteadores os oito desperdícios do lean healthcare, o que permitiu a identificação de 129 efeitos indesejáveis. A utilização da árvore de realidade atual (ARA), ferramenta da Teoria das restrições, viabilizou encontrar 32 causas-raízes, e focar os esforços na origem dos problemas.

Resultados: Para as causas-raízes foram construídas proposições, envolvendo profissionais de diferentes níveis de atuação, grupos assistenciais e a alta gestão, visando a eliminação ou mitigação dos efeitos indesejáveis identificados. O que se espera com a implantação das soluções é a mitigação/eliminação de todos os efeitos, mas principalmente dos 6 efeitos do topo da ARA, associados ao objetivo de desempenho da organização.

Conclusão: As proposições sugeridas visam a mitigação ou eliminação de todos os efeitos, para eliminar os efeitos do topo, que impactam de forma negativa o objetivo de desempenho dessa organização. As contribuições do presente trabalho para a literatura e para a prática se dão, sobretudo, em um cenário de recursos cada vez mais escassos e de demandas crescentes, onde faz-se necessário aperfeiçoar os processos para que resultem na prestação da assistência com maior qualidade e valor ao usuário.