Resumo: O desbalanceamento entre os recursos financeiros aplicados à saúde e o aumento da população colocam um grande desafio na perspectiva de gestão: encontrar novas medidas gerenciais para coordenar os recursos escassos de forma a otimizar sua eficiência. Neste contexto, este artigo aborda a gestão de materiais que, de forma geral, refere-se ao planejamento e controle do fluxo de materiais de forma eficiente com objetivo de assegurar disponibilidade de materiais, no momento e no local adequado, para prestação de serviço. Ponderar custos e disponibilidade, entretanto, não é simples no ambiente hospitalar, uma vez que muitas vezes não é possível prever a demanda de pacientes com exatidão ou suas necessidades. Assim, para garantir o atendimento aos pacientes, os estoques desempenham um papel muito importante e, neste artigo, as propostas são apresentadas com base na melhoria de processos voltados para o aumento da eficiência operacional e alinhamento ao planejamento estratégico de um hospital.

Ramos, L. C. F., Spiegel, T., & Assad, D. B. N. (2018). Gestão de materiais hospitalares: uma proposta de melhoria de processos aplicada em hospital universitário. Revista de Administração em Saúde18(70).