Resumo: Encontrar agendamento eficiente da sala de operações para os residentes, considerando várias restrições de recursos e garantindo um número mínimo de cirurgias para aprovação no programa de treinamento.
Originalidade: Não encontramos pesquisas na literatura que tratem da alocação de recursos da sala de operações para treinamento de residentes, a fim de atender aos critérios de aprovação da legislação. Método de pesquisa: O número de procedimentos a serem realizados por cada residente foi definido pela legislação brasileira e pelas regras obtidas em entrevistas com o professor-chefe do serviço de cirurgia vascular de um hospital. Para resolver a alocação de médicos para o problema de planejamento de cirurgias, também abordado na literatura como Master Surgical Schedule (MSS), propomos uma abordagem de programação matemática.
Principais constatações: O modelo matemático mostrou que algumas das regras atuais de disponibilidade de recursos inviabilizam o alcance do quantitativo mínimo de cirurgias propostas pela legislação e pelo professor-chefe do serviço de cirurgia.
Implicações para a teoria e a prática: O modelo permitiu ao tomador de decisão planejar e agendar cirurgias vasculares de maneira melhor e mais rápida, por meio de um sistema automatizado, em vez de alocar residentes para cirurgias manualmente, o que leva muitas horas por mês. Além disso, a alteração dos dados de entrada no modelo proposto pode permitir que outros hospitais ou especialistas obtenham resultados eficientes em menos tempo.
Maximizing the efficiency of residents operating room scheduling: a case study at a teaching hospital
Abstract: To find efficient operation room scheduling for residents considering several resources constraints and ensuring a minimum number of surgeries for approval in the training program.
Originality: We find no research in current literature addressing operation room resource allocation for residents training in order to meet legislation approval criteria. Research method: The number of procedures to be performed by each resident was defined by Brazilian legislation and by the rules obtained from interviews with the chief professor of a vascular hospital. To solve the allocation of doctors to surgeries planning problem, also addressed in literature as Master Surgical Schedule (MSS), we propose a mathematical programming approach.
Main findings: The mathematical model showed that some of the current rules of resource availability bring about
infeasible planning when trying to achieve the legislation quantitative rules for the residents training.
Implications for theory and practice: The model allowed the decision maker to plan and schedule vascular surgeries
in a better and faster way, through an automated system, instead of allocating residents to surgeries manually, which
takes many hours per month. Furthermore, changing the input data in the proposed model can allow other hospitals or
specialists to get efficient results in less time.
Spiegel, T. ; Assad, D. B. N. (2019). Maximizing the efficiency of residents operating room scheduling: a case study at a teaching hospital. Produção (São Paulo), v. 29, p. e20190025, 2019.