Gestão de estoque em unidade hospitalar

Autores: Suélen Ataide do Santos; Thiago Vieira Souto

Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a gestão de estoques de medicamentos quimioterápicos em uma unidade hospitalar.

Método: Como método de pesquisa foi selecionado o estudo de caso exploratório, sendo sua primeira etapa a realização da revisão sistemática da literatura para a seleção de textos pertinentes ao assunto a ser pesquisado. Em seguida, foi realizado o referencial teórico apresentando os conceitos relevantes à pesquisa para seu melhor entendimento. Através dos conceitos apontados na revisão da literatura, foi possível realizar o planejamento do estudo de caso, em que foram selecionados vinte e dois pontos de interesse, respondidos através da coleta de dados e sua análise. Para a aplicação do estudo de caso foi selecionado o Instituto Nacional de Câncer, localizado no estado do Rio de Janeiro, referência de tratamento e pesquisa de câncer no Brasil.

Resultados: Através dos tópicos de interesse apresentados foi verificada a prática utilizada pela instituição, e logo após, foi comparada a prática da instituição com o que determina a literatura, sendo esses tópicos classificados em confirmado, confirmado em partes ou refutados com a literatura. Logo após, foram apresentadas algumas propostas de melhorias para a prática adotada pela instituição, indicando suas contribuições e limitações. E também foram feitas indicações de trabalhos futuros.

Palavras-chave: Unidade Hospitalar. Gestão Estoques. Medicamentos.