A gestão de processos para melhoria da qualidade de serviços em uma farmácia homeopática

Autoras: Juliana Ebani Manhães; Kelly Araujo da Silva

Resumo: Com a difusão de práticas integrativas e complementares (PIC) no âmbito da saúde, a medicina humanística vem ganhando seu espaço como alternativa e também complementaridade à medicina tradicional. Atualmente, o Sistema Único de Saúde oferece serviços de terapias alternativas aos seus usuários através de programas, dentre estes encontra-se o Programa de homeopatia. Em 2002 foi implantada a primeira Farmácia de Homeopatia da Prefeitura do Rio na Policlínica. A mesma com o passar dos anos vem buscando mecanismos de atender cada vez mais unidades de saúde, mas com o aumento da demanda pelos medicamentos homeopáticos e os recursos restritos tem se tornando uma dificuldade aumentar a cartela de cliente e até mesmo suprir os já existentes. Partindo dessa premissa, buscou-se entender a dinâmica do processo de produção e distribuição de homeopáticos, com o intuito de oferecer ferramentas para que seja possível obter uma melhoria da qualidade do serviço prestado pela farmácia. Foram selecionados no processo homeopático, 2 (dois) pontos de melhorias, no qual foram utilizadas ferramentas de gestão de estoque e previsão de demanda como proposições de melhoria.

Palavras-chaves: Homeopatia, Farmácia Homeopática, Gestão de estoque, Previsão de demanda, Engenharia de Processos, Modelagem de processos.

 

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