Melhoria de processos e logística na Farmácia Central do município do Rio de Janeiro

Autores: Carolina Felix; Felipe Figueiredo

Resumo: O objetivo do artigo em questão é propor sugestões de melhorias para impactar na redução do tempo de atravessamento do processo logístico da Farmácia Central a partir do ponto de pedido realizado pelas Unidades de Saúde, seguindo pelas etapas de picking, conferência e expedição, buscando assim gerar maior valor de percepção para o cliente final, através de um processo mais eficiente, eficaz e efetivo. Para atingir tal objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis da Farmácia Central e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), e foi utilizada a metodologia de melhoria de processos para identificar a situação atual da organização através de uma modelagem de processos, para posteriormente, por meio da ferramenta da Árvore de Realidade Atual, identificar as causas-raízes presentes, que foram o foco de atuação para as melhorias propostas pelos autores. Os principais resultados encontrados foram em relação às divergências de contagem de itens na etapa de conferência que também envolve a etapa de picking, ou seja, causando retrabalho ao longo do processo, falhas de comunicação entre os elos da cadeia de suprimentos, principalmente entre Unidades de Saúde e a Farmácia Central e também dificuldades externas ao escopo do trabalho, mas que também se mostram fundamentais, como o processo de previsão de demanda mensal das próprias unidades. As propostas de soluções giram em torno da implementação de uma plataforma de comunicação e relacionamento entre os elos da cadeia, buscando também fomentar a integração de sistemas de dados, assim como uma análise mais profunda do processo de picking a fim de reduzir a quantidade de divergências encontradas. Desse modo, o artigo foi capaz de identificar os principais problemas ao longo do processo de um operador logístico na área da saúde pública, servindo como base para futuros estudos de temas semelhantes, assim como as soluções propostas que foram benéficas para a redução do tempo de atravessamento do processo e do retrabalho realizado pelos funcionários. Apesar disso, os autores reconhecem a necessidade de um aprofundamento nas soluções propostas em trabalhos futuros, principalmente no estudo do processo de picking, visto a complexidade da organização estudada e o escopo do projeto proposto.

Palavras-chaves: Secretaria Municipal de Saúde. Farmácia Central. Processo logístico. Melhoria de processos. Cadeia de suprimentos. Serviços de saúde. Melhoria contínua. Lean healthcare. Centro de distribuição. Tempo de atravessamento.

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