Modelo de Operações para Centros de Trauma: Estudo de Casos Múltiplos

Resumo: Uma questão relevante nas últimas décadas é o atendimento a pacientes vítimas de poli trauma. A literatura relacionada ao atendimento de pacientes com poli traumatismo, sob o ponto de vista assistencial, está suficientemente consolidada no que diz respeito à adoção de boas práticas. Estes são geralmente conduzidos e disseminados pelas organizações credenciadoras (por exemplo, ACS). No entanto, pesquisas recentes e deficiências teóricas trouxeram algumas ideias heterogêneas sobre gerenciamento e design de operações ao tentar ampliar a literatura além da dimensão assistencial. Portanto, após uma revisão das bases mais importantes de gestão de operações e saúde, é proposto neste artigo um modelo conceitual que abrange os elementos relevantes dos projetos de uma operação, tais como: estratégia, capacidade, recursos humanos, sistemas de incentivos, estrutura organizacional e tomada de decisão. O objetivo é sistematizar o estágio atual do campo, destacando as diferenças entre estudos recentes e propondo um conjunto de práticas e premissas necessárias para a operacionalização do modelo proposto.


Operations Model for Trauma Centers: Multiple Case Study

Abstract: A relevant issue over the past few decades is the care of poly-trauma patients. The literature related to the care of patients suffering from poly-trauma, under the assistance point of view, is sufficiently consolidated concerning to the adoption of best practices. These are usually conducted and disseminated by accrediting organizations (for example, ACS). However, recent research and theoretical shortcomings brought some heterogeneous thoughts concerning operations management and design when trying to enlarge the literature beyond the assistential dimension. Therefore, after a review of the most important operations management and health bases, a conceptual model is proposed in this article which covers the relevant elements of an operation’s projects such as: strategy, capacity, human resources, incentive systems, organizational structure and decision-making. This is in order to systematize the current stage of the field, highlighting the differences between recent studies and proposing a set of practices and premises which are necessary for the operationalization of the proposed model.

Spiegel, T., & Assad, D. B. N. (2018). Operations Model for Trauma Centers: Multiple Case Study. International Journal of Public Health Management and Ethics (IJPHME)3(1), 1-13.

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