O que é?
A teoria das restrições é uma abordagem para identificar o elemento restritivo mais importante (restrição) que impede qualquer sistema ou processo de atingir e, em seguida, sistematicamente melhorando essa restrição até que ela não seja mais o fator limitante. Dentro sistemas de saúde, essas restrições podem aparecer como gargalos no processo.
Enquanto o gargalo é uma evidência de restrição, a restrição é geralmente relacionada ao equipamento, pessoal ou uma política que impede o funcionamento eficaz do processo. A ligação entre restrições e gargalos é particularmente importante, pois um gargalo determina o ritmo no qual todo o processo pode funcionar.
Assim como a força de uma corrente é determinada pelo seu elo mais fraco, a etapa limitante e sua restrição determinam a taxa de trabalho (rendimento) de uma equipe, processo ou hospital. Saber onde estão as restrições permite-lhe concentrar os seus esforços de melhoria e empregar técnicas específicas para aumentar e manter a produtividade.