Autor: Gabriel Aguiar Marassi
Objetivo: Este trabalho discorre sobre a utilização do custeio ABC aplicado ao ambiente das centrais de material esterilizado. Essa área foi escolhida por reunir elementos muito semelhantes ao funcionamento de uma indústria, permitindo a aplicação de conceitos utilizados na engenharia de produção, e por ser fundamental para a qualidade do funcionamento das organizações em que está inserida.
Método: A partir da caracterização da operação da área é demonstrada a aplicação do método de custeio ABC, embasado por uma revisão do método e uma pesquisa de campo no ambiente hospitalar.
Resultado: Como resultado da análise foi criada uma ferramenta para facilitar a execução dos cálculos de custeio, de forma a tornar a implementação da metodologia mais simples. Conclui-se que o método de custeio ABC permite uma visão clara da origem dos custos de operação através da definição de recursos, atividades e objetos de custo e serve de importante ferramenta de análise para gestores hospitalares, permitindo tomadas de decisão mais assertivas.
Palavras-chave: custeio ABC, gestão de custos, central de material esterilizado