Autor: Allan Dominguez Strougo
Contexto: O aumento nos custos do setor de saúde e a não tradução em melhores resultados para seus usuários é uma realidade em todo o mundo. Diversas são as ferramentas gerenciais originadas na manufatura e transferidas para o setor de serviços, em especial na saúde, para tentar reverter este quadro. No entanto, a má interpretação dos conceitos, o não entendimento das diferenças entre produtos e serviços e a troca constante de modelos impedem a escalabilidade necessária das soluções. A nova tendência é a aplicação de saúde baseada em valor, sendo valor os desfechos que importam para os pacientes em relação aos custos para entregá-los. Mais uma vez, já existem indícios da diluição do conceito ao invés de sua difusão.
Objetivo: Contribuir para a viabilização da implementação e disseminação do value-based health care através da precisão dos conceitos do modelo, da identificação dos métodos e ferramentas para avaliação de valor, da proposição de instrumentos para a aferição e comparação de desfechos e da proposição de uma solução organizacional para os provedores, denominada escritório de valor, permitindo que estes se organizem e se preparem para mensurar e reportar o valor gerado para os pacientes.
Método: A fim de atingir este objetivo, duas revisões sistemáticas da literatura são realizadas a fim de diferenciar qualidade de valor e identificar como valor está sendo definido e mensurado na literatura. Em seguida, dois protocolos para aferição de desfechos de acidente vascular cerebral e sepse são estruturados a partir de busca não sistemática da literatura e da validação com especialistas, definindo os itens a serem mensurados, suas traduções em perguntas, formas de avaliação de risco e tamanho amostral necessário. Por fim, são ressaltadas as contribuições da engenharia de produção para a saúde baseada em valor através de uma perspectiva histórica do campo na manufatura e nos serviços e por meio do esboço de um escritório de valor para os provedores.
Resultados: Espera-se viabilizar a implementação e disseminação do modelo através das ferramentas e soluções apresentadas, contornando a série histórica de pseudo-inovações na saúde.
Palavras-chave: Valor. Saúde baseada em valor. Desfechos. Custos. Escritório de valor.