Autora: Ana Carolina Pereira de Vasconcelos
Contexto: As teorias cognitivas sobre a tomada de decisão mostram que as pessoas muitas vezes não decidem de forma completa e lógica, mas usando estratégias cognitivas que lhes permitam ultrapassar as barreiras impostas pela sua limitada racionalidade e pelas dificuldades, muitas vezes derivadas da incerteza.
Objetivo: Analisar o impacto na operação que decisões tomadas por profissionais de saúde em uma unidade de emergência podem causar quando influenciadas pelas heurísticas.
Método: Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para extração das heurísticas dos profissionais de saúde e uma revisão não sistemática para construção do referencial teórico acerca de gestão de operações, gestão de operações em saúde, organizações hospitalares e heurísticas.
Resultados: Dessa forma, tendo-se também descrito o objeto de estudo, foi construído o modelo analítico. Em seguida, foram propostas três abordagens para as sínteses e, para cada uma, foram realizadas propostas de desdobramentos.
Palavras-chave: Gestão de operações. Gestão de operações em saúde. Heurísticas. Heurísticas de profissionais de saúde. Heurísticas na medicina.