Autora: Mariana Dan Leiras Magalhães Lima
Objetivo: O presente trabalho propõe-se a identificar, analisar e sugerir melhorias para o fluxo de atravessamento do paciente cirúrgico vascular do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).
Método: Através da revisão da literatura, tendo como base principal o livro de Hopp & Lovejoy (2012) sobre operações em hospitais, foi possível identificar os conceitos essenciais para a análise dos processos estudados durante a pesquisa de campo. Como método, primeiro, foi utilizada a modelagem de processos, e depois a identificação de personas, para então serem pontuados todos os efeitos indesejados, observados durante a pesquisa, que formaram a Árvore de Realidade Atual (ARA). Em seguida as causas-raiz encontradas na ARA foram analisadas, selecionando apenas as relacionadas a processos e fluxo de informações para haver uma consistência com o objeto de estudo, as comparando com as sugestões do livro citado.
Resultados: Foram sugeridas dezesseis propostas de melhorias possíveis de implementação de acordo com a realidade do hospital para solucionar os problemas identificados.
Palavras-chave: Fluxo do Paciente; Gestão de Leitos; Gestão do Centro Cirúrgico; Melhoria de Processo; Paciente Cirúrgico-Vascular; Período Pré-Operatório.