Introdução
Os desafios típicos do que se conhece no estudo da dinâmica de sistemas complexos como “dependência do caminho” (path dependence) – por razões históricas, ao longo de décadas de atuação, diferentes sistemas de governança na instituição cristalizam rotas de atuação difíceis de serem alteradas, mas não impossíveis.
A abordagem dos sistemas complexos desafia hipóteses simples de causa e efeito e, em vez disso, considera sistemas de saúde (e outros) como processos dinâmicos, no qual as interações e relações entre diferentes componentes (setores) moldam o sistema e são moldadas por ele ao mesmo tempo.
Duração: Julho de 2017 – Dezembro de 2017.
Objetivo: Apoiar a implantação de soluções que permitissem ao centro cirúrgico do hospital alcançar as metas financeiras.
Método - Engenharia de Processos
A partir de entrevistas e observações de campo utilizamos a abordagem de engenharia de processos que envolve mapeamento da situação atual, identificação de oportunidades de melhoria e priorização de ações de melhoria propusemos:
1) Mudança no método de dispensação
2) A integração Assistência-Faturamento. A presença de um faturista na “ponta” para realizar a conferência das descrições cirúrgicas frente às evidências de uso.
Resultados
1) Aumento do tíquete médio em 40%;
2) Diminuição do tempo de atravessamento das contas hospitalares entre o Centro Cirúrgico e o faturamento.