Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde e Policlínicas

Introdução

Os projetos, solicitados pela Subsecretaria de Promoção da Saúde Atenção Primária e Vigilância de Saúde (SUBPAV) do Rio de Janeiro ao LEGOS/UERJ, visam prestação de serviços técnico-científicos, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico na área de engenharia de produção, em particular, de análise e melhoria de processos.

Duração: Outubro de 2018 – em andamento

Objetivo: Reduzir variabilidade no atendimento e aumentar o acesso do usuário.

Método - Engenharia de Processo

Primeiro estágio: diagnóstico de problemas nas unidades da Atenção Primária, partindo de uma modelagem dos processos em notação estruturada, a identificação de efeitos indesejáveis e a proposição de melhorias no fluxo dos usuários intra-unidade para os três perfis de unidades: Clínicas da Família (CF), Centros Municipais de Saúde (CMS) e Policlínicas do Município do Rio de Janeiro.

Segundo estágio: implantar as proposições referentes à porta de entrada nas mais de 200 unidades da rede. A implantação está sendo executada em fases de replicação, tendo iniciado a partir de uma implantação piloto em 1 unidade de cada Coordenadoria de Área de Planejamento (CAP). A fase seguinte, em andamento, consiste na replicação das soluções das demais unidades de cada CAP.

Resultados

Redução dos tempos de espera dos usuários nas filas, qualificação da demanda que deve ser agendada ou resolvida no mesmo dia, redução da variabilidade do atendimento pelas equipes e entre unidades e consequentemente maior acesso e melhor atendimento ao usuário das unidades de Atenção Primária.

Deixe um comentário