Faturamento

Introdução

Os desafios típicos do que se conhece no estudo da dinâmica de sistemas complexos como “dependência do caminho” (path dependence) – por razões históricas, ao longo de décadas de atuação, diferentes sistemas de governança na instituição cristalizam rotas de atuação difíceis de serem alteradas, mas não impossíveis.
A abordagem dos sistemas complexos desafia hipóteses simples de causa e efeito e, em vez disso, considera sistemas de saúde (e outros) como processos dinâmicos, no qual as interações e relações entre diferentes componentes (setores) moldam o sistema e são moldadas por ele ao mesmo tempo.

Duração: Novembro de 2016 – Setembro de 2017

Objetivo: Apoiar a implantação de transformações no modelo de gestão e operação dos processos de faturamento que apresentavam dificuldade de preparação das contas para os dias de ida do auditor externo e, por consequência, descumprimento sistemático de prazos para envio das contas às fontes pagadoras.

Método - Engenharia de Processos

A partir de entrevistas e observações de campo utilizamos a abordagem de engenharia de processos que envolve mapeamento da situação atual, identificação de oportunidades de melhoria e priorização de ações de melhoria propusemos:

1) Adoção de células de trabalho integrando ao máximo equipes nas mesmas unidades de trabalho, com foco na transformação do prontuário em conta;

2) A integração Assistência-Faturamento. A presença do “guardião do Faturamento” na “ponta” visa a garantia da qualidade nos lançamentos na origem do ato assistencial;

3) Sistematização de controles de 2ª ordem (Cadastro/Registro).

Resultados

1) Diminuição do volume de glosas da ordem de 30%;

2) Diminuição do tempo de atravessamento das contas hospitalares de 16 dias em média para 3 dias.

Deixe um comentário