Soluções de Projetos
Diagnóstico
Identificação da situação atual
- Entrevistas e observação dos processos;
- Levantamento de documentos e dados disponíveis;
- Modelagem de processos situação atual;
Análise de problemas
- Análise sistêmica de problemas;
- Análise estatística de dados;
- Priorização de problemas;
Problemas que solucionamos
- Tempos de fila longos nas unidades
- Baixa capacidade de gestão da assistência
- Desintegração de informação nas unidades e com a rede
- Desafios para planejar capacidade e localização das unidades
- Baixo faturamento
Solução
Proposição de soluções
- Concepção do novo funcionamento
- Definição dos planos de ação
Implantação das soluções
- Capacitação da equipe
- Acompanhamento da implantação
- Gestão da mudança
Mundo das soluções
- Simulação de processos
- Análise e melhoria de processos
- Projeto de processos baseado em valor
- Dimensionamento de capacidade
- Projeto e Gestão de Operações
- Melhoria de Processos
- Gestão da Qualidade
- LEAN
- Teoria das restrições
- Data Mining
- Simulação Computacional
- Programação Matemática
- Projeto de indicadores
- Mensuração de desfechos
- Sistemas de custeios
Onde Atuamos
Unidades de emergência
Resultado: Previsibilidade para a contratação de profissionais por RPA, melhor divisão das atividades entre os profissionais do quadro fixo. Redução do tempo de espera em em 25%.
Solução: Métodos de apoio à tomada de decisão.
Cenário inicial: 4 unidades de pronto atendimento (UPA) geridos por uma empresa com quadros de profissionais de saúde fixo e contratação via RPA quando necessário para atender o nível de serviço definidos pelo contrato de gestão.
Unidades de atenção primária
Resultado: Redução de fila em 30%, padronização de processos, aumento do acesso.
Solução: Redesenho de processos, construção de procedimento padrão e de modelo de simulação.
Cenário inicial: Mais de 200 unidades com resultados diversos, tempos de fila elevados, baixa capacidade de acompanhamento de resultados.
Centros cirúrgicos e de imagem e diagnóstico
Resultado: Diminuição do tempo de espera dos pacientes em 20% e aumento da utilização de recursos em 10%.
Solução: Método de apoio à tomada de decisão.
Cenário inicial: Baixa utilização do UTI geral, demanda de desospitalização e anseio de abertura de unidade semi-intensiva.
Estrutura de faturamento
Resultado: Conta faturada em 3 horas, com menos erros e usando menos recurso.
Solução: Implementação de células de faturamento / auditoria.
Cenário inicial: Setor de faturamento e setor de auditoria. Cerca de 18 dias para processar a conta.
Farmácia e suprimentos
Resultado: Padronização de processos, identificação de causas raiz e formulação de planos de ação.
Solução: Redesenho de processos, construção de procedimento padrão.
Cenário inicial: Perdas, financeiras, riscos assistenciais, problemas operacionais recorrentes, reclamações de outros setores do hospital.
Atenção oncológica
Resultado: Construção de um modelo de operações de atenção integral ao paciente oncológico para apoio ao projeto de serviços, com indicadores de performance.
Solução: Elaboração de um modelo reunindo conhecimentos da literatura e de prática sobre o cuidado ao paciente oncológico.
Cenário inicial:Cuidado fragmentado na rede, tempos de atravessamento do paciente oncológico alargado, piores desfechos e maiores custos.