Autoras: Carolina Mendes e Senna De Castro e Thais Gabriel Pincigher Silva
Introdução: Toda a rede de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde trabalha com a política de acolhimento e classificação de risco e atende pacientes de acordo com seu perfil específico. Na entrada de cada unidade, o paciente é avaliado por profissionais que analisam os casos individualmente: os que estão em estado mais grave são atendidos antes dos menos graves, independentemente da ordem de chegada (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, 2012). A cada cor é atribuído um limite máximo de tempo de espera para que o paciente seja atendido, determinado como meta pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Considerando que os pacientes classificados como verde constituem mais da metade dos atendimentos no Hospital Municipal Rocha Faria, e que esta cor representa o maior volume de atendimentos fora da meta, este artigo consiste em testar uma solução de fast track, proposta pela literatura como alternativa para a redução do tempo médio de espera até o atendimento médico. O método utilizado será a simulação de eventos discretos, considerando a criação de um consultório fast track para o atendimento de pacientes classificados como verdes. Para alcançar o objetivo, foi utilizada a técnica de mapeamento de processos com entrevistas estruturadas feitas no Hospital Municipal Rocha Faria com os atores do processo do atendimento de emergência, que são enfermeiros, assistentes administrativos e médicos, a fim de entender o caminho que o paciente percorre na unidade. Além disso, utiliza-se da técnica de simulação no software ARENA para testar os cenários que visam à melhoria do tempo de atendimento de acordo com o cenário atual apresentado e disponibilizado pelo Hospital. Com essa redução, objetiva se atingir o nível de serviço definido no convênio de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde, além de aumentar da satisfação da população que utiliza o Hospital Municipal Rocha Faria e também de seus funcionários, ao serem submetidos a menor pressão do ambiente, resultando também numa melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes classificados de todas as cores.
Palavras-chave: Fast-track; simulação de processos; modelagem de processos.