Proposta de uso de um protocolo de inovação em um hospital universitário da rede pública

Autores: Lorenna Fernandes Leal; Rodrigo Bomfim Madeira

Contexto: A elevada capacidade criativa encontrada no setor público brasileiro representa uma oportunidade para a inovação. No meio de saúde, são poucos os casos em que a inovação é implementada a partir de funções dedicadas dentro dos hospitais, principalmente no Brasil. Esse fato aliado à capacidade acadêmica presente nas universidades públicas brasileiras em suas diversas áreas de formação caracteriza o hospital público universitário como um ambiente propício e oportuno à criação de uma cultura de inovação.

Objetivo: Criar um protocolo de inovação, usando como método a inclusão das etapas de seus processos e ferramentas utilizadas em cada uma dessas etapas e propor o seu uso em um hospital universitário da rede pública do Estado do Rio de Janeiro através de um laboratório de inovação.

Resultado: Ao fim do projeto, o protocolo foi criado, utilizando como base de adaptação o modelo do Stage-Gate Express ®, descrevendo seus estágios e portões, estruturando um Laboratório de Inovação para usá-lo, listando seus envolvidos e suas respectivas funções, sem, entretanto, tê-lo testado no ambiente em questão.

Palavras-chave: inovação em saúde; inovação hospitalar; hospital universitário desenvolvimento de produto.