Logística reversa de medicamentos

Autores: Daniel Bertolino e Renata Simões Silveira.

Contexto: O Brasil não possui uma política de descarte de medicamentos, tampouco uma que diga quem deve pagar pela destinação correta destes medicamentos. Pesquisas indicam que milhões de litros de água são poluídos com o descarte errôneo.

Objetivo: Baseado nestas premissas este estudo se propõe a estudar os números do mercado de medicamentos brasileiro e mundial a fim de quantificar um mercado que tem por finalidade salvar vidas, mas acaba por poluir o meio ambiente. Muitos países que possuem políticas maduras de descartes corretos são levantados neste trabalho e seus programas explicitados.

Resultados: Países como Portugal, Espanha, França, Suécia, Canadá, Estados Unidos, Itália e Austrália estão presentes no estudo e são comparados. Algumas iniciativas privadas existentes no Brasil são citadas e o caso da BHS é aprofundado. Por fim é feita uma tabela resumo para os casos nacionais e o trabalho é concluído através de uma avaliação de todos os casos.

Palavras-chave: Logística Reversa, resíduos sólidos, Medicamentos, BHS, Meio ambiente, Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Acesse aqui

Esse trabalho foi apresentado no XXXIV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃOVeja aqui.

Deixe um comentário