Projeto de melhoria na Gestão de Material de consumo hospitalar no Hospital Universitário Pedro Ernesto

Autor: Pedro Galaxe Pimentel

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo identificar, analisar e propor melhorias na gestão de material de consumo hospitalar do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Método: Utilizando ferramentas da engenharia de processos, realizando mapeamento de processos (macroprocessos com o VAC e de atividades com o EPC) e a árvore da realidade atual (ARA). A partir da identificação das causas raízes pela ARA foram propostas soluções de acordo com a literatura e a realidade do hospital, foi realizado uma matriz GUT para classificar as causas raízes encontradas e priorizá-las.

Resultados: As soluções propostas foram colocadas no método 5W2H para facilitar a implementação na organização, dentre elas encontra-se dois modelos de previsão da demanda indicados para um hospital cuja previsão da demanda é anual por ter um lead time muito alto e também um modelo de gestão de risco, por fim foi indicado como mensurar os resultados obtidos com as soluções propostas.

Palavras chave: Engenharia de Processos, Gestão de risco, Gestão de material, Mapeamento de Processos, Material Hospitalar