Autora: Suzana Gonzaga da Veiga
Contexto: o reprocessamento de materiais médicos é um processo essencial para manter a funcionalidade do hospital. O Centro de Material e Esterilização (CME) é a unidade de apoio técnico hospitalar orientado por normas e regulações específicas destinada a reprocessar os materiais, tendo como principal objetivo a prevenção de infecções e entrega de artigos médicos seguros. Contudo, é uma área de pouca visibilidade e com altas variabilidades no processo de esterilização e não são contemplados com um modelo de tomada de decisão que contemple tanto os requisitos dos modelos assistenciais estabelecidos pelas legislações quanto os aspectos de projeto da gestão e gerência das operações.
Objetivo: a presente pesquisa visa elaborar um modelo de referência construído a partir das categorias de projetos de operações a fim de auxiliar o gestor a projetar um CME. O objetivo da pesquisa é atingido através do cumprimento dos seguintes objetivos específicos: a) levantamento do referencial teórico; b) levantamento e identificação dos instrumentos normativos e regulatórios; c) condução de uma pesquisa de campo em um CME representativo dos níveis de complexidade; d) análise e síntese da lógica de funcionamento à luz das categorias de operações; e) definição da estrutura do modelo de referência; f) validação do modelo com especialistas; g) refinamento do modelo; e h) aplicação do modelo.
Resultados: a proposição do modelo de referência de requisitos, com base na legislação e aspectos gerenciais da produção, é a principal contribuição da pesquisa.
Palavras-chaves: Centros de Material e Esterilização (CME); modelos de referência; planejamento e gestão de operações em saúde.