Identificação, análise e proposições de melhoria para os fatore associados ao atraso cirúrgico: um estudo de caso em um hospital universitário

Autoras: Camila de Souza Ferreira Gloria ; Daniella Pinheiro de Oliveira

Contexto: O centro cirúrgico é considerado um recurso crítico, uma vez que impacta fortemente na qualidade dos serviços de saúde e representa a principal fonte de custo. Por ser um ambiente diferenciado, seus desperdícios de material e tempo deveriam ser mínimos, pois pode gerar riscos e consequências ao paciente e funcionários.

Objetivo: Identificar e analisar os motivos de atrasos das primeiras cirurgias do dia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Método: Revisão sistemática da literatura, de forma a identificar os conceitos essenciais para a análise dos processos estudados, análise quantitativa do tempo de atravessamento do paciente entre o final do período pré operatório até a sua chegada à sala de cirurgia e análise qualitativa por meio de aplicação de questionários semiestruturados no centro cirúrgico. A partir dos principais motivos levantados, foi utilizada a Árvore de Realidade Atual (ARA), de forma a identificar as causas raízes dos principais problemas de atraso.

Resultados: Dessa forma, foram apontadas causas de categorias de fornecimento, recursos de apoio ao processo, pessoas e comunicação. Em seguida, foram propostas quatro melhorias para as causas-raízes identificadas e oito indicadores de desempenho para controle da gestão do centro cirúrgico.

Palavras-chave: Gestão do centro cirúrgico. Processos do período perioperatório. Gestão do período transoperatório.