Projeto de melhoria na gestão de material hospitalar: o caso do HUPE

Autora: Luana Carolina Farias Ramos

Objetivo: O presente trabalho propõe-se a identificar, analisar e sugerir melhorias para o processo de gestão de material hospitalar do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Método: Os métodos utilizados foram análises quantitativas e qualitativas, modelagem de processos e conceitos de gestão de estoque extraídos da revisão sistemática da literatura adotada. A partir das percepções identificadas escolheu-se atuar na causa-raiz referente ao planejamento do material hospitalar. Posteriormente foi delimitado uma unidade foco e um material foco em que foram realizados análises através da proposição de um modelo de gerenciamento de estoque com base na reposição periódica dos itens. Para a criação de cenários, foi realizado um estudo com base em comportamentos possíveis que a demanda real poderia assumir e posteriormente foi realizado análises para tempos de ressuprimento diferentes. Por fim, são apresentadas as análises dos resultados e as proposições de melhorias.

Palavras-chave: Gestão de Material; Gestão de Estoque; Melhoria de Processo; Material Hospitalar.