Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

Introdução

Os projetos, solicitados pela RioSaude ao LEGOS/UERJ, visam prestação de serviços técnico-científicos na área de engenharia de produção, em particular, de análise e melhoria de processos, otimização e simulação.

A parceria foi estabelecida em setembro de 2017, por meio de um Convênio de Cooperação Técnica.

Estudantes, pesquisadores e professores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) se debruçam, a partir de setembro, sobre os resultados e as práticas das unidades gerenciadas pela Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde. O objetivo é sistematizar as soluções adotadas, publicá-las e, assim, difundi-las para outras organizações públicas e privadas.

À frente da gestão de unidades municipais de saúde desde novembro de 2014, a RioSaúde já atendeu 1,2 milhão de pacientes. Com média de espera pela consulta de 34 minutos, procedimentos padronizados e uso de tecnologia, as unidades da empresa pública têm índices de satisfação acima de 90%, além de operar dentro do orçamento previsto.

O acordo prevê cooperação durante 19 meses, sem custo para nenhuma das partes, estimulando a troca de conhecimentos entre os profissionais da RioSaúde e os pesquisadores do LEGOS (UERJ), resultando possivelmente em inovações na gestão da saúde pública.”

Duração: Outubro de 2017 – Setembro de 2018.

Objetivo: Dimensionamento e alocação de recursos humanos.

Método - Otimização Matemática e Simulação

Levantamento das seguintes informações no prestador: Capacidade instalada (tanto para atendimento quanto para espera), tipos de contratos possíveis por tipo de profissional, jornada de trabalho e modelos de remuneração, tempo máximo de espera para cada classificação de risco.
Levantamento das seguintes informações por paciente: Data e hora de chegada, classificação de risco, data e hora de início e fim de atendimento.

Manipulação e tratamento de dados para obter tempos de atendimento e perfil da demanda em cada unidade estudada.
Desenvolvimento do modelo de otimização para determinado cenário de demanda e desenvolvimento de modelo de simulação para testar a qualidade da solução encontrada frente às inceterzas dos tempos de atendimento e de chegada.”

Resultados

Sinalização da quantidade de profissionais a serem alocados em que postos e em quais turnos para atender a demanda de todos os pacientes admitindo que os mesmos não podem ter tempo de espera superior aos indicados pelo tomador de decisão para cada classificação de risco.

Artigo produzido

Como resultado da perceria do LEGOS com a RioSaúde, foi produzido o seguinte artigo:

Improving emergency department resource planning: a multiple case study
Autor: Daniel Bouzon Nagem Assad

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