Fluxo de pacientes em uma unidade de saúde

utores: Guilherme Henrique de Assumpção Portugal, Pedro Galaxe Pimentel, Thiago Barreto de Oliveira Lima, Thaís Spiegel, Dércio Santiago da Silva Jr.

Livro: Gestão da Produção em Foco v.13, cap. 18, p 171-182

Resumo: o artigo expõe a pesquisa realizada na instituição pública Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), na cidade do Rio de Janeiro, com o intuito de entender os processos do hospital, conhecer o fluxo de pacientes e, ao final, propor um sistema de melhoria do processo de encaminhadores. Foram realizadas entrevistas em diversas áreas do hospital que estavam, diretamente ou indiretamente, ligados ao fluxo do paciente, durante a pesquisa de campo. Para definir e organizar os dados obtidos na pesquisa, foi utilizada o modelo conceitual para decisões de operações de hayes(2008), além de usar a ferramenta árvore de realidade atual para entender causas de problemas e basear a relevância de nossa proposta de melhoria. O resultado foi a organização das operações atuais do hospital, identificação de problemas nos processos do fluxo do paciente e idealização de melhoria no sistema de encaminhadores do HUPE. A pesquisa possibilitou o entendimento mais organizado das operações de fluxo de paciente do hospital e indicou uma melhoria com a maior capacidade de impacto, atualmente, para os problemas apontados e considerando a estrutura disponível no HUPE.