O que é?
No contexto de saúde, o valor é a combinação entre o que é valorizado pelos pacientes dentro do percurso de cuidado e da realização de exames apropriados de saúde (ligados ao fornecimento de cuidados baseados em evidências). Qualquer atividade que não contribua para esse valor pode ser classificada como desperdício.
O conceito central de valor e desperdício para a metodologia Lean foi adaptado de suas origens de fabricação e aplicado com sucesso no contexto de melhoria da saúde em várias organizações.
A abordagem dos oito desperdícios pode ajudar a alcançar melhorias nos serviços de saúde, permitindo que a equipe de saúde examine seu próprio local de trabalho e elimine atividades que não agregam valor, ou seja, atividades desnecessárias. Esta abordagem pode melhorar a experiência vivida pelo paciente e liberar tempo da equipe da linha de frente para que possa reinvestir em prestação de serviços.
Considerar os oito desperdícios pode ser um exercício útil dentro de qualquer esforço de melhoria de serviço e pode desempenhar um papel significativo se uma metodologia Lean mais ampla estiver sendo implementada.