Trajetória de gestão da RioSaúde

Introdução

Os projetos, solicitados pela RioSaude ao LEGOS/UERJ, visam prestação de serviços técnico-científicos na área de engenharia de produção, em particular, de análise e melhoria de processos, otimização e simulação.

A parceria foi estabelecida em setembro de 2017, por meio de um Convênio de Cooperação Técnica.

Estudantes, pesquisadores e professores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) se debruçam, a partir de setembro, sobre os resultados e as práticas das unidades gerenciadas pela Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde. O objetivo é sistematizar as soluções adotadas, publicá-las e, assim, difundi-las para outras organizações públicas e privadas.

À frente da gestão de unidades municipais de saúde desde novembro de 2014, a RioSaúde já atendeu 1,2 milhão de pacientes. Com média de espera pela consulta de 34 minutos, procedimentos padronizados e uso de tecnologia, as unidades da empresa pública têm índices de satisfação acima de 90%, além de operar dentro do orçamento previsto.

O acordo prevê cooperação durante 19 meses, sem custo para nenhuma das partes, estimulando a troca de conhecimentos entre os profissionais da RioSaúde e os pesquisadores do LEGOS (UERJ), resultando possivelmente em inovações na gestão da saúde pública.

Duração: Outubro de 2017 – Setembro de 2018.

Objetivo: Descrever a trajetória da empresa orientada a gestão de processos.

Trabalhos de graduação produzidos

A parceria do LEGOS com a RioSaúde produziu diversos trabalhos e artigos. Conheça-os abaixo:

Fast-Track: Uma análise do tempo de atendimento por classificação de risco do paciente
Autoras: Carolina Mendes e Senna De Castro e Thais Gabriel Pincigher Silva

Uso de simulação de eventos discretos para propor melhorias que reduzam o tempo de atravessamento de pacientes em uma unidade de emergência
Autoras: Dana Blackman , Raquel Ramos Santana

Modelagem da Operação de um Departamento de Emergência Hospitalar aplicando a Simulação de Eventos Discretos
Autora: Beatriz Fraga Oliveira

Prescrição e dispensação de medicamentos da atenção básica: ampliação do acesso do paciente ao medicamento da atenção básica através do alinhamento entre a prescrição e a disponibilidade do estoque
Autores: Anderson Luis Rodrigues e Paulo Cesar Posse

Sala de medicação: mecanismos para minimizar a possibilidade de erros na identificação do paciente, identificação do colaborador e na administração de medicamentos na sala de medicação
Autoras: Bruna de Oliveira Silva, Flávia Alves Jacovazzo e Julia Pinto Ferreira Gomes

Consulta de Retorno: mecanismos para diminuir o tempo de atravessamento do paciente entre a primeira consulta e a consulta de retorno
Autoras: Loreni Cristina Lopes e Maria Aline Alves da Cruz

Dispensação e devolução de medicação das Salas Internas para a Farmácia: mecanismos para reduzir as possibilidades de erro e reduzir o tempo de espera do processo de devolução e dispensação dos medicamentos entre as salas e a farmácia
Autores: André Durso e Rafaella Fátima

Plano de Contingência para falhas nos sistemas de TI: garantia da continuidade do fluxo de atendimento do paciente na unidade nos casos em que o sistema de TI não funcione
Autores: Daniella Pinheiro de Oliveira, Daiane da Silva Lima e Pedro Tadeu Lourenço

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